terça-feira, 1 de novembro de 2011

Academia de Ciências da California – Museu de História Natural

Como o blog tem como objetivo abordar formas sustentáveis de construções civis, achei que seria interessante mostrar essa Academia de Ciências da Califórnia pois ela exemplifica a ideia de uma mega construção sustentável diferentemente do que tem sido postado aqui.


Nome do Projeto: California Academy of Sciences
Ano: 2007
Arquiteto: Renzo Piano *
Fotos: Mike Chino
Site da Academia : http://www.calacademy.org/ (Algumas fotos e desenhos e infomações complementares)

A academia  abriga o  Natural History Museum Kimball, o Aquário e o Planetário Steinhart Morrisone e também realiza pesquisas em 11 áreas de estudo, e abriga mais de 20 milhões de espécimes científicos.  O grande arquiteto ganhador do prêmio Pritzker Renzo Piano,  tranbalhou em conjunto com a empresa local Stantec Architecture, para criar um projeto que cresce a partir da missão da instituição, história e definição. Este  projeto unifica matriz original da Academia, que possue doze edifícios que foram construídos ao longo de oitenta anos, em um marco único moderno, que coloca uma ênfase visual e intelectual sobre o mundo natural.
“Com a nova Academia, estamos criando um museu que é visualmente e funcionalmente ligadas ao seu ambiente natural, metaforicamente, erguendo um pedaço do parque e colocando um prédio embaixo, estamos muito animados para colaborar com a Academia em um projeto em que a concepção e missão são tão perfeitamente integrados. Através da arquitetura sustentável e design inovador, estamos adicionando um novo elemento vital ao Golden Gate Park e expressando a dedicação da Academia com a responsabilidade ambiental. Através da arquitetura sustentável e design inovador, estamos adicionando um novo elemento vital ao Golden Gate Park e expressando a dedicação da Academia com a responsabilidade ambiental. ” diz o arquiteto Renzo Piano 


Telhado ecológico 

Aquário


Floresta Tropical



Planetário



Essa Academia de Ciências da Califórnia demonstra quanta tecnologia já está, em versão menor, é claro, disponível para minimizar os impactos ambientais. Cabe as grandes construtoras se informarem e se especializarem para que, não no futuro, mas hoje, as construções visem antes de mais nada proteger o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário